No dicionário líder significa: indivíduo que tem autoridade para comandar e coordenar outros. James C. Hunter definiu liderança como a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo visando atingir objetivos comuns ao grupo.
E existem formas diferentes de fazer isso. Dependendo dos métodos, da imagem passada aos outros, o estilo de liderança será diferente. Ao contrário do que muitos podem pensar, não existe um único estilo perfeito para todas as situações. Na realidade, a partir de cada lugar, cada grupo e cada empresa, o líder terá que desenvolver um estilo específico para as condições que se apresentam.
Conhecendo bem os vários tipos de liderança e as habilidades necessárias, é possível montar um conjunto de ferramentas perfeito para cada contexto.
Você é líder ou chefe?
Margaret Tatcher disse certa vez que estar no poder é como ser uma dama. Se você tiver de lembrar as pessoas que você é, então você não é. Por isso, é importante se perguntar: você é líder pela sua atitude e postura ou é chefe porque ocupa um cargo?
Exercer a liderança exige certas práticas e postura e elas passarão uma mensagem às pessoas. Isso é muito mais eficaz do que qualquer cargo oficial. Ser líder tem a ver, portanto, com se portar como uma pessoa de destaque.
O chefe é aquele cara que age de acordo com seu cargo, que cumpre suas funções e coordena um grupo sem necessariamente inspirar as pessoas e garantir que todas estejam cientes dos objetivos comuns. Um líder é alguém que inspira confiança e segurança. É alguém com quem as pessoas podem contar.
Pensando nisso, te pergunto: Você é líder ou chefe? Sua autoridade vem de seu cargo ou ela emana de você, independente da função que ocupa?
Agora que deixamos isso bem nítido: liderança não quer dizer simplesmente cargo ou função de chefia, podemos entender como ser líder, compreendendo os estilos diferentes de liderança.
Os 3 principais tipos de liderança
Os tipos de liderança são 3 grupos coesos de princípios. Eles são coerentes e fazem sentido no plano das ideias. Na prática, no entanto, é muito mais possível que diferentes líderes combinem diferentes tipos de liderança de acordo com as condições em que atua.
A combinação dos tipos de liderança também deve fazer sentido em relação ao líder: sua personalidade, suas crenças e seus objetivos. Às vezes é preciso mudar de estratégia e experimentar coisas novas conforme as condições mudam. Quem consegue fazer isso certamente será um líder de sucesso.
1. Liderança Autocrática
A liderança autocrática é autoritária. E o autoritarismo possui quatro pilares:
- Centralização do poder de decisão;
- Ausência de pluralidade de ideias;
- Uso de punições como um mal necessário;
- Falta de liberdade de ação aos subordinados.
O líder autoritário toma todas as decisões sem consultar a equipe. Geralmente opiniões diferentes são ignoradas e a visão do líder é tomada como única verdade. O desempenho da equipe é cobrado e, caso não seja suficiente ou eficaz, são definidas punições para a equipe ou pessoa que não seguir a linha de atuação.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem da liderança autoritária é a agilidade nas decisões, pois não precisam passar por avaliação ou discussão coletiva e podem ser implantadas com rapidez. As duas principais desvantagens da liderança autocrática são os pontos cegos e falta de motivação da equipe. A dificuldade de ver as coisas de forma diferente, permite, muitas vezes, pontos cegos que podem prejudicar a estratégia. A desmotivação pode acarretar queda na produtividade e a alta rotatividade de funcionários, que não param na equipe.
Análise do contexto
O contexto mais favorável para este estilo de liderança são equipes pouco preparadas e ainda inexperientes. No entanto, mesmo assim, é possível ocorrer problemas de falta de motivação e pontos cegos.
2. Liderança Democrática
A liderança democrática possui quatro bases:
- Participação de todas as pessoas nas decisões;
- Pluralidade de ideias;
- Uso de incentivos e, ocasionalmente, punições;
- Comunicação boa entre as pessoas.
O líder democrático é um facilitador. Em vez de tomar as decisões, ele conduz a busca coletiva por soluções. Ao dar prioridade para a variedade de ideias, permite analisar uma questão sob pontos de vista diferentes para que, então, o grupo possa escolher a melhor solução. Para que isso ocorra, é preciso que a comunicação seja efetiva entre o grupo e que todos se sintam à vontade para compartilhar seu ponto de vista. Quando a equipe vai bem, o líder os incentiva com prêmios e vantagens, enquanto em momentos críticos podem ocorrer punições.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem da liderança democrática é conseguir analisar os problemas de várias perspectivas diferentes, diminuindo a chance de ocorrerem pontos cegos. A motivação pode ser maior, principalmente por causa do reforço positivo de ações consideradas positiva, por meio de prêmios e vantagens de acordo com o desempenho.
Dependendo do nível de entrosamento do grupo, as decisões podem ser tomadas rapidamente. No entanto, entre as desvantagens está a falta de agilidade na tomada de decisão, principalmente quando o grupo está em crise ou apresenta fortes conflitos de interesse. Outra desvantagem que pode acontecer é a sabotagem. A sabotagem pode acontecer quando uma ideia é esmagada na discussão coletiva e as pessoas que a defenderam não conseguem aderir ao que foi decidido pelo grupo, agindo de forma a prejudicar a busca do objetivo.
Análise do contexto
O contexto mais favorável para a liderança democrática é um lugar onde cada pessoa conhece sua função e possui mais experiência na empresa ou área de atuação. O entrosamento do grupo e a cordialidade entre as pessoas também tende a favorecer esse tipo de liderança.
Ao mesmo tempo, grupos em que há problemas de relacionamento ou falta de experiência podem ter mais dificuldade em aderir a este estilo de liderança.
3. Liderança Liberal
O líder liberal é pouco presente. Ele permite uma autonomia muito grande ao grupo e cada pessoa pode tomar decisões por si própria. Os alicerces da liderança liberal são:
- Autonomia e liberdade de decisão a todos;
- Pouca ou nenhuma supervisão;
- Uso de incentivos e, ocasionalmente, punições;
- Comunicação boa ente as pessoas.
O líder liberal confia totalmente nas capacidades e decisões de cada membro do grupo. Seu papel é mais relacionado a pequenos detalhes da organização, mas pouco interfere nas decisões, que são tomadas por cada pessoa. A liderança liberal concede poder a todos de forma igual sem questionar a capacidade dos indivíduos. Cada um deve saber o que fazer.
Vantagens e desvantagens
Entre as principais vantagens da liderança liberal é o sentimento de valorização que cada um do grupo sente e como isso pode motivar o trabalho. As pessoas se sentem totalmente responsáveis por sua própria atuação e pelo sucesso do grupo.
Entre as desvantagens estão a queda da produtividade, perda do foco e pontos cegos. Sem uma referência coletiva, cada um vai produzir de acordo com o que acredita e isso pode causar problemas de sobrecarga e injustiça. Sem uma coesão coletiva, o foco do grupo pode se diluir nas intenções individuais. E os pontos cegos podem existir, uma vez que os problemas são resolvidos individualmente e as decisões não passam por uma avaliação plural.
Análise do contexto
O contexto favorável para a liderança liberal são trabalhos que exigem mais autonomia e rapidez na tomada de decisão. Pessoas capacitadas, responsáveis e conhecedoras de sua função e área de atuação tendem a lidar muito melhor com esse estilo de liderança.
É preciso reforçar a comunicação do grupo para manter a coesão. Mesmo não tão presente, o líder liberal precisa manter a confiança do grupo, estando presente nos momentos de crise e atuando para facilitar a resolução de problemas.
Qual é o melhor estilo de liderança?
Depende. Existe três tipos básicos de liderança, mas o estilo de liderança, a maneira como o líder vai atuar na prática pode trazer elementos dos três tipos, fazendo uma combinação de acordo com a situação. O melhor estilo de liderança é o que se adéqua melhor às necessidades do grupo, da empresa e do líder. Por isso, o melhor estilo de liderança é a situacional.
Liderança situacional
A liderança situacional possui como princípio a observação e o conhecimento do contexto. Ela exige do líder saber muito bem sobre a empresa em que atua, entender a área em que trabalha e se dedicar a conhecer os membros do seu grupo. A partir desses saberes, o líder é capaz de definir quais aspectos de cada tipo de liderança é preciso mobilizar em contextos diferentes.
Isso não quer dizer que você deve ser um líder esquizofrênico, que a cada semana se comporta de uma maneira. Tampouco indica que você deve ser democrático quando as coisas vão bem e se tornar autoritário caso algo dê errado.
Ser um líder situacional te dá uma grande responsabilidade: estar em constante aprendizado sobre todos os fatores que envolvem sua liderança e atuar de acordo com o contexto.
Para isso, procure refletir: qual é o perfil de seus colaboradores? Eles são experientes e responsáveis ou são mais imaturos e dependentes? A empresa em que você trabalha possui uma cultura organizacional com bases democráticas ou autoritárias? Como você prefere atuar, como um líder controlador ou um facilitador?
Responder a essas perguntas vai te ajudar a encontrar um caminho. Mas lembre-se: a realidade pode e deve ser transformada. O contexto sempre vai se alterar, exigindo de você posturas diferentes.
10 habilidades imprescindíveis a um bom líder
Tendo tudo isso em perspectiva, é possível definir as 10 principais habilidades de um bom líder:
- Capacidade de aprender com as experiências;
- Saber e estudar sobre as relações humanas;
- Ser flexível;
- Comunicar-se bem;
- Ser empático;
- Pensar de forma estratégica;
- Agir de forma proativa e reativa, sempre de acordo com o contexto;
- Ser confiável;
- Saber definir prioridades;
- Saber analisar o contexto.
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