Liderança

Liderança: o que é + 3 tipos + 10 habilidades de um bom líder

No dicionário líder significa: indivíduo que tem autoridade para comandar e coordenar outros. James C. Hunter definiu liderança como a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo visando atingir objetivos comuns ao grupo.

E existem formas diferentes de fazer isso. Dependendo dos métodos, da imagem passada aos outros, o estilo de liderança será diferente. Ao contrário do que muitos podem pensar, não existe um único estilo perfeito para todas as situações. Na realidade, a partir de cada lugar, cada grupo e cada empresa, o líder terá que desenvolver um estilo específico para as condições que se apresentam.

Conhecendo bem os vários tipos de liderança e as habilidades necessárias, é possível montar um conjunto de ferramentas perfeito para cada contexto.

Você é líder ou chefe?

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Margaret Tatcher disse certa vez que estar no poder é como ser uma dama. Se você tiver de lembrar as pessoas que você é, então você não é. Por isso, é importante se perguntar: você é líder pela sua atitude e postura ou é chefe porque ocupa um cargo?

Exercer a liderança exige certas práticas e postura e elas passarão uma mensagem às pessoas. Isso é muito mais eficaz do que qualquer cargo oficial. Ser líder tem a ver, portanto, com se portar como uma pessoa de destaque.

O chefe é aquele cara que age de acordo com seu cargo, que cumpre suas funções e coordena um grupo sem necessariamente inspirar as pessoas e garantir que todas estejam cientes dos objetivos comuns. Um líder é alguém que inspira confiança e segurança. É alguém com quem as pessoas podem contar.

Pensando nisso, te pergunto: Você é líder ou chefe? Sua autoridade vem de seu cargo ou ela emana de você, independente da função que ocupa? 

Agora que deixamos isso bem nítido: liderança não quer dizer simplesmente cargo ou função de chefia, podemos entender como ser líder, compreendendo os estilos diferentes de liderança.

Os 3 principais tipos de liderança

Os tipos de liderança são 3 grupos coesos de princípios. Eles são coerentes e fazem sentido no plano das ideias. Na prática, no entanto, é muito mais possível que diferentes líderes combinem diferentes tipos de liderança de acordo com as condições em que atua.

A combinação dos tipos de liderança também deve fazer sentido em relação ao líder: sua personalidade, suas crenças e seus objetivos. Às vezes é preciso mudar de estratégia e experimentar coisas novas conforme as condições mudam. Quem consegue fazer isso certamente será um líder de sucesso.

1. Liderança Autocrática

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A liderança autocrática é autoritária. E o autoritarismo possui quatro pilares:

  1. Centralização do poder de decisão;
  2. Ausência de pluralidade de ideias;
  3. Uso de punições como um mal necessário;
  4. Falta de liberdade de ação aos subordinados.

O líder autoritário toma todas as decisões sem consultar a equipe. Geralmente opiniões diferentes são ignoradas e a visão do líder é tomada como única verdade. O desempenho da equipe é cobrado e, caso não seja suficiente ou eficaz, são definidas punições para a equipe ou pessoa que não seguir a linha de atuação.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem da liderança autoritária é a agilidade nas decisões, pois não precisam passar por avaliação ou discussão coletiva e podem ser implantadas com rapidez. As duas principais desvantagens da liderança autocrática são os pontos cegos e falta de motivação da equipe. A dificuldade de ver as coisas de forma diferente, permite, muitas vezes, pontos cegos que podem prejudicar a estratégia. A desmotivação pode acarretar queda na produtividade e a alta rotatividade de funcionários, que não param na equipe.

Análise do contexto

O contexto mais favorável para este estilo de liderança são equipes pouco preparadas e ainda inexperientes. No entanto, mesmo assim, é possível ocorrer problemas de falta de motivação e pontos cegos.

2. Liderança Democrática

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A liderança democrática possui quatro bases:

  1. Participação de todas as pessoas nas decisões;
  2. Pluralidade de ideias;
  3. Uso de incentivos e, ocasionalmente, punições;
  4. Comunicação boa entre as pessoas.

O líder democrático é um facilitador. Em vez de tomar as decisões, ele conduz a busca coletiva por soluções. Ao dar prioridade para a variedade de ideias, permite analisar uma questão sob pontos de vista diferentes para que, então, o grupo possa escolher a melhor solução. Para que isso ocorra, é preciso que a comunicação seja efetiva entre o grupo e que todos se sintam à vontade para compartilhar seu ponto de vista. Quando a equipe vai bem, o líder os incentiva com prêmios e vantagens, enquanto em momentos críticos podem ocorrer punições.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem da liderança democrática é conseguir analisar os problemas de várias perspectivas diferentes, diminuindo a chance de ocorrerem pontos cegos. A motivação pode ser maior, principalmente por causa do reforço positivo de ações consideradas positiva, por meio de prêmios e vantagens de acordo com o desempenho.

Dependendo do nível de entrosamento do grupo, as decisões podem ser tomadas rapidamente. No entanto, entre as desvantagens está a falta de agilidade na tomada de decisão, principalmente quando o grupo está em crise ou apresenta fortes conflitos de interesse. Outra desvantagem que pode acontecer é a sabotagem. A sabotagem pode acontecer quando uma ideia é esmagada na discussão coletiva e as pessoas que a defenderam não conseguem aderir ao que foi decidido pelo grupo, agindo de forma a prejudicar a busca do objetivo.

Análise do contexto

O contexto mais favorável para a liderança democrática é um lugar onde cada pessoa conhece sua função e possui mais experiência na empresa ou área de atuação. O entrosamento do grupo e a cordialidade entre as pessoas também tende a favorecer esse tipo de liderança.

Ao mesmo tempo, grupos em que há problemas de relacionamento ou falta de experiência podem ter mais dificuldade em aderir a este estilo de liderança.

3. Liderança Liberal

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O líder liberal é pouco presente. Ele permite uma autonomia muito grande ao grupo e cada pessoa pode tomar decisões por si própria. Os alicerces da liderança liberal são:

  1. Autonomia e liberdade de decisão a todos;
  2. Pouca ou nenhuma supervisão;
  3. Uso de incentivos e, ocasionalmente, punições;
  4. Comunicação boa ente as pessoas.

O líder liberal confia totalmente nas capacidades e decisões de cada membro do grupo. Seu papel é mais relacionado a pequenos detalhes da organização, mas pouco interfere nas decisões, que são tomadas por cada pessoa. A liderança liberal concede poder a todos de forma igual sem questionar a capacidade dos indivíduos. Cada um deve saber o que fazer.

Vantagens e desvantagens

Entre as principais vantagens da liderança liberal é o sentimento de valorização que cada um do grupo sente e como isso pode motivar o trabalho. As pessoas se sentem totalmente responsáveis por sua própria atuação e pelo sucesso do grupo.

Entre as desvantagens estão a queda da produtividade, perda do foco e pontos cegos. Sem uma referência coletiva, cada um vai produzir de acordo com o que acredita e isso pode causar problemas de sobrecarga e injustiça. Sem uma coesão coletiva, o foco do grupo pode se diluir nas intenções individuais. E os pontos cegos podem existir, uma vez que os problemas são resolvidos individualmente e as decisões não passam por uma avaliação plural.

Análise do contexto

O contexto favorável para a liderança liberal são trabalhos que exigem mais autonomia e rapidez na tomada de decisão. Pessoas capacitadas, responsáveis e conhecedoras de sua função e área de atuação tendem a lidar muito melhor com esse estilo de liderança.

É preciso reforçar a comunicação do grupo para manter a coesão. Mesmo não tão presente, o líder liberal precisa manter a confiança do grupo, estando presente nos momentos de crise e atuando para facilitar a resolução de problemas.

Qual é o melhor estilo de liderança?

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Depende. Existe três tipos básicos de liderança, mas o estilo de liderança, a maneira como o líder vai atuar na prática pode trazer elementos dos três tipos, fazendo uma combinação de acordo com a situação. O melhor estilo de liderança é o que se adéqua melhor às necessidades do grupo, da empresa e do líder. Por isso, o melhor estilo de liderança é a situacional.

Liderança situacional

A liderança situacional possui como princípio a observação e o conhecimento do contexto. Ela exige do líder saber muito bem sobre a empresa em que atua, entender a área em que trabalha e se dedicar a conhecer os membros do seu grupo. A partir desses saberes, o líder é capaz de definir quais aspectos de cada tipo de liderança é preciso mobilizar em contextos diferentes.

Isso não quer dizer que você deve ser um líder esquizofrênico, que a cada semana se comporta de uma maneira. Tampouco indica que você deve ser democrático quando as coisas vão bem e se tornar autoritário caso algo dê errado.

Ser um líder situacional te dá uma grande responsabilidade: estar em constante aprendizado sobre todos os fatores que envolvem sua liderança e atuar de acordo com o contexto.

Para isso, procure refletir: qual é o perfil de seus colaboradores? Eles são experientes e responsáveis ou são mais imaturos e dependentes? A empresa em que você trabalha possui uma cultura organizacional com bases democráticas ou autoritárias? Como você prefere atuar, como um líder controlador ou um facilitador?

Responder a essas perguntas vai te ajudar a encontrar um caminho. Mas lembre-se: a realidade pode e deve ser transformada. O contexto sempre vai se alterar, exigindo de você posturas diferentes.

10 habilidades imprescindíveis a um bom líder

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Tendo tudo isso em perspectiva, é possível definir as 10 principais habilidades de um bom líder:

  1. Capacidade de aprender com as experiências;
  2. Saber e estudar sobre as relações humanas;
  3. Ser flexível;
  4. Comunicar-se bem;
  5. Ser empático;
  6. Pensar de forma estratégica;
  7. Agir de forma proativa e reativa, sempre de acordo com o contexto;
  8. Ser confiável;
  9. Saber definir prioridades;
  10. Saber analisar o contexto.

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