Ranço

Ranço: qual é o lado bom e o lado ruim de pegar ranço?

Peguei ranço da tua cara

E a vida continua

Quando o ranço se instala

Meu amor não tem mais cura”

É assim que o Matheus Yurley define o ranço na letra do seu funk. Você pode até não gostar de funk, mas precisa admitir: tá todo mundo falando de ranço na internet. Essa nova gíria tem um significado interessante e nesse artigo vamos conversar um pouco sobre esse sentimento tão desagradável e entender que, afinal, ele tem um lado bom.

Primeiro vamos entender bem o que significa e, depois, vamos falar do sentimento de pegar ranço. Será que é possível ver coisas boas e ruins nele?

O que significa ranço, afinal?

Ranço: qual é o lado bom e o lado ruim de pegar ranço? 1

Ranço é uma palavra antiga, datada do século 13. Ela surgiu para dar nome a um alimento gorduroso que, quando fica exposto ao ar por um tempo, ganha um cheiro e gosto ruim. Um alimento rançoso deixa um gosto ruim na boca, é fedido e gera repulsa.

Em algum momento, e nem é tão recente assim, a palavra começou a definir um sentimento de desprezo, repulsa, aversão. É um sentimento bem ruim e, de acordo com a sabedoria popular e com a música do Yurley: “quando o ranço se instala, meu amor, não tem mais cura”.

Até a Anitta usou a palavra no Twitter e já virou funk. Tem gente que usa camiseta com a gíria. E tem também, óbvio, aquela galera preocupada em pegar ranço de quem usa camiseta com a palavra ranço. Vai entender.

Bom, até aí, tudo beleza. Sabemos e usamos ranço nos memes, nas conversas e tal. Mas será que sabemos mesmo como lidar com o sentimento que ele causa? Pra começo de conversa, vamos pensar no lado bom.

O lado bom

O ranço pode ser libertador. Quando a pessoa é tóxica, nos faz mal e traz sofrimento pra nossa vida, evitá-la pode libertar. É armado de desprezo que muita gente sai de um relacionamento abusivo, denuncia assédio ou simplesmente dá um chega pra lá em gente folgada. E isso é ótimo!

Além disso, o ranço te faz encarar sentimentos ruins de frente. Pode parecer besteira, mas tem muita gente que simplesmente não aceita que sente coisas ruins por outras pessoas. Elas tentam ser “boazinhas” o tempo todo e como isso é impossível, acabam jogando um monte de sentimento meio bosta para debaixo do tapete. E aí aquilo vai apodrecendo e, quando a pessoa se dá conta, tá cheia de angústia e tristeza. Meio que pega ranço de si mesma. E nem sabe porquê. Pensando por esse lado, aceitar e sentir isso é bom.

Outro ponto positivo é que ele te permite entender mais sobre você. Isso mesmo, sabendo bem o que te incomoda, você pode amadurecer. Digamos que você sente ranço de uma pessoa porque ela é arrogante. Tudo que ela faz é o melhor, tudo que ela fala está certo e, se alguém tenta dizer algo contrário, ela entra em choque e começa a ser mais agressiva. Por que isso te incomoda? Será que esse ranço vem de alguma experiência ruim que você teve no passado? Enfim, esse sentimento pode te ajudar a entender sua vida e saber mais sobre você.

Mas, nem tudo são flores quando a gente fala de ranço. Tem também o lado ruim.

O lado ruim

Quando o ranço se instala ele é eterno. Isso pode se tornar uma coisa bem pesada. Sabe, todo mundo muda, você já mudou muito e ainda vai mudar. E as outras pessoas também. Então, quando pegamos ranço de uma pessoa e ela muda pra melhor, o ranço pode virar mágoa. E aí, meu bem, quem perde é você. A mágoa é um peso que você carrega, que te faz mal e te impede de reconhecer que as pessoas podem melhorar e se tornar agradáveis.

O ranço também pode ser ruim quando somos injustos. Veja, uma atitude não define ninguém. Se um dia você está meio mal e fala algo que não gostaria  ou interpretam errado algo que você disse, será que não seria injusto alguém pegar ranço e achar que você é assim o tempo todo? A pessoa de quem pegamos ranço pode se sentir assim também: injustiçada.

Outro lado ruim do ranço é quando ele é generalizado. Tudo te causa ranço: você mesmo, seus amigos, sua família, o cachorro da vizinha que não pára de latir, aquele professor que chamou sua atenção na escola, a pessoa que senta do seu lado no ônibus, tudo parece rançoso. Quando isso acontece é importante se cuidar. Pode ser que você esteja com ansiedade ou precise relaxar um pouco.

Apenas um sentimento

O que é preciso entender sobre o ranço é que ele é um sentimento. E sentimento a gente não controla, só sente. A única coisa que podemos controlar é como agimos em relação a isso. Continuar alimentando uma fila enorme de ranço, separando as pessoas que estão ao nosso redor entre as que você tem ranço e as que não tem pode te prender num ciclo rançoso que faz mal pra todo mundo.

Mas, assim, o objetivo desse artigo não é cagar regra. É fazer pensar e avaliar o ranço para que a gente possa ver o lado bom e o lado ruim dele. E aceitar que às vezes a gente erra a mão e exagera no ranço. E tudo bem. Estamos em constante evolução, né?

Se você gostou desse jeito de ver o ranço e às vezes sente ranço generalizado, que tal ler mais sobre o que é a ansiedade? E, se quiser, fica à vontade para escrever o que você acha nos comentários, ok?

O que achou do artigo? Comente!