Paz e amor

Paz e amor: 5 fatos sobre a origem desse símbolo universal

Paz e amor, baby! É disso que vamos falar hoje. O símbolo que marcou a história dos Estados Unidos e varreu o mundo com suas ideias de liberdade, amor e paz. Conheça a história do símbolo dos bicho grilos aqui.

1. É uma verdadeira obra de arte

Paz e amor: 5 fatos sobre a origem desse símbolo universal 1

Em fevereiro de 1958, o designer e artista britânico Gerald Holtom criou o símbolo chamado de ND. Esse ícone foi utilizado para representar a primeira campanha contra a guerra nuclear. O mundo vivia os anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. Em 1945 os Estados Unidos haviam disparado duas bombas atômicas no Japão. O clima era de medo, a tensão entre os países era grande e existia uma nova corrida armamentista em curso. Era o início da Guerra Fria.

2. É a subversão da linguagem da guerra

Paz e amor: 5 fatos sobre a origem desse símbolo universal 2

Para criar um símbolo que levasse em si todo o sentimento de uma época: medo e desejo por segurança, Holtom se inspirou na sinalização homógrafa, um sistema de códigos militar. O designer se referenciou em uma sinalização de guerra para criar o símbolo da paz. Um típico subversivo, não é mesmo? Para formar o símbolo da paz, utilizou duas letras do sistema semafórico: N e D, que são uma abreviação de Nuclear Disarmament, desarmamento nuclear em inglês. O círculo em volta representa o planeta.

3. Um sinal de desespero

Paz e amor: 5 fatos sobre a origem desse símbolo universal 3

A linguagem militar não foi a única referência do artista. Além disso, o designer disse que se inspirou no quadro Três de Maio de 1808, de Goya. Esta pintura representa um massacre realizado contra os cidadãos madrilenhos que se rebelaram contra a dominação da Espanha por Napoleão Bonaparte. O quadro mostra os rebeldes rendidos, prontos para serem alvejados pelas tropas do ditador. Para Holtom, o símbolo dele representa um cidadão rendido pelas armas, em desespero.

4. Um símbolo adaptado

Paz e amor: 5 fatos sobre a origem desse símbolo universal 4

Na década de 1960, poucos anos após a criação do símbolo, surge o movimento hippie. Conhecido também como movimento de contracultura, era uma onda de questionamento e protesto contra o conservadorismo e a violência. O movimento que começou nos EUA e se espalhou pelo mundo adotou o símbolo do artista inglês, pois ele não havia registrado sua criação. O principal lema era: Faça amor, não faça guerra.

5. Paz, amor e… euforia!

Paz e amor: 5 fatos sobre a origem desse símbolo universal 5

O criador sugeriu, então, que se invertesse o símbolo, simbolizando uma pessoa com os braços para o ar, em posição de euforia. Com a inversão, o símbolo representaria as letras U e D no sistema homógrafo, indicando o unilateral disarmament, desarmamento unilateral em inglês. A partir dessa inversão se passou a usar um gesto com as mãos, no qual o dedo indicador e médio formam a letra V. Esse gesto se tornou símbolo de dois princípios do movimento hippie: paz e amor. Mais tarde ganhou mais um sentido: vitória.

O símbolo de paz e amor possui uma história muito bonita e que está repleta de acontecimento políticos importantes para o mundo. A luta pelo fim da violência não começou ontem, ela existe desde sempre, mas, graças a Holtom, essa disposição pela paz e o amor possui um ícone para lá de popular.

E por falar em amor:

O que achou do artigo? Comente!