Mindset

O que é mindset? Veja como usar sua mentalidade a seu favor

Mindset é uma palavra em inglês que significa mentalidade. Ela dá nome à maneira como indivíduos e grupos pensam e, consequentemente, agem. De acordo com esse conceito, a forma como pensamos individualmente e a forma como as pessoas com quem convivemos pensam cria uma espécie de caminho químico no cérebro, as sinapses.

Esse caminho determina a forma como reagimos ao mundo ao nosso redor e também como criamos novos conhecimentos, novas sinapses.  Esse percurso comum pode impedir que a gente veja as coisas de forma diferente, nos coloca em situação de rigidez e bloqueiam mudanças. São barreiras para nos transformarmos no que realmente queremos ser. Ou podem servir de base para grandes realizações e superação. Depende.

O mindset se forma desde o dia de seu nascimento, ele é como uma rede complexa que conduz pensamentos e atitudes. É formado por crenças limitantes, que formam obstáculos para algumas coisas que você deseja ser ou fazer. Esses obstáculos se somam às dificuldades concretas e nos deixam estáticos. No entanto, também é formado por certezas que servem de base para tudo que você já é capaz de realizar. Nesses casos, o pensamento ajuda a superar os problemas concretos. Sua mentalidade pode ser sua grande aliada ou sua maior inimiga.

Por isso, aprender sobre o mindset é essencial para quem quer melhorar, para quem está em beta, desejando aprimorar habilidades e se desenvolver como ser humano.

O que é mindset?

O que é mindset? Veja como usar sua mentalidade a seu favor 1

É a mentalidade. Sua maneira de pensar, é o filtro com o qual vemos o mundo. Alguns podem chamá-la de estado de espírito. Outros preferem usar o termo crenças limitantes. Dizemos que alguém tem a mente fechada ou a cabeça aberta, dependendo de sua forma de lidar com coisas novas, diferentes e desafiadoras.

O mindset não é bom nem ruim por excelência. A forma como nossa mentalidade se coloca no mundo ao longo de nossa vida vai dizer. Ao entendermos mais sobre como ele funciona, podemos usá-lo ao nosso favor. Temos a capacidade de compreender melhor as pessoas com as quais vivemos. E a oportunidade de nos libertar.

Mentalidade fixa

Você acredita que pode mudar? Ou você é meio Gabriela, repetindo para si mesmo: “Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim”?

Quando você tem uma mentalidade fixa, acredita que suas qualidades são imutáveis. Você acaba agindo para provar as virtudes que acha que tem. Cada novo desafio, cada nova experiência é uma forma de confirmar quem é e do que é capaz. Consegue listas suas aptidões e sabe muito bem seus pontos fortes.

Com o tempo, vai criando narrativas pessoais sobre como você é. Algumas servem até de desculpa para coisas que não consegue mudar… E quando algo sai errado, a sensação é de fracasso. Um erro parece definir sua incapacidade. E você sofre.

Mentalidade de crescimento

Existe outra forma de pensar as coisas. É a mentalidade de crescimento. Pensar dessa forma faz com que você entenda que nada é absoluto em suas habilidades, capacidades e características. Você está em processo constante de aprendizagem e deve investir nessa transformação. Você é uma versão beta e deve sempre se atualizar.

Em vez de querer provar quem você é, permite se tornar alguém diferente por meio de uma jornada de conhecimento. Como naquela música: “Um homem não te define, sua casa não te define, sua carne não te define, você é seu próprio lar”. Suas características, suas habilidades , qualidades e defeitos, são apenas o ponto de partida. Você é capaz de ir além com esforço e dedicação. Basta permitir-se.

Todo mundo pode tudo, então?

O que é mindset? Veja como usar sua mentalidade a seu favor 2

Bom, você pode pensar: “Pelo jeito, essa mentalidade de crescimento defende que qualquer um pode ser o que quiser. Se eu colocar na cabeça que serei um Einstein ou um Beethoven, pronto, vou conseguir. É nisso que as pessoas com essa mentalidade acreditam?”

Quem responde muito bem a essa pergunta é Carol S. Dweck, Ph.D., professora de psicologia na Universidade de Standford e autora do livro Mindset: a nova psicologia do sucesso:

Não, mas acreditam que o verdadeiro potencial de uma pessoa é desconhecido (e impossível de ser conhecido); que não se pode prever o que alguém é capaz de realizar com anos de paixão, esforço e treinamento”.

Querer não é poder. Mas, dedicar-se, aprender, persistir, pode ser o caminho para algo melhor.

A mentalidade fixa olha para um frame, uma foto, um registro de um momento e toma essa pequena parte como se representasse o todo. A mentalidade de crescimento consegue perceber um movimento, um processo, um vídeo. Entende?

Bem, Dwerk estudou esse tema por mais de 20 anos e produziu um livro com muito mais informações. Que tal se aventurar numa nova forma de ver a vida? Fique em Beta!

Aproveita para ver mais:

Fonte das imagens.

O que achou do artigo? Comente!