Leandro Karnal

5 frases memoráveis de Leandro Karnal

Leandro é um historiador brasileiro. Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é especialista na história dos Estados Unidos. Karnal percorre o Brasil oferecendo palestras sobre os mais variados temas, assim como já escreveu diversos livros sobre assuntos sensíveis à sociedade.

Ficou muito famoso após a difusão das suas palavras na internet, especialmente no YouTube, onde hoje tem um canal próprio, o Prazer, Karnal.

Neste artigo, você vai conhecer 5 frases memoráveis desse pensador e estudioso brasileiro que tem comunicado suas ideias a uma multidão de brasileiros interessados em evoluir e aprender a pensar.

1. A zona de conforto é a grande armadilha da vida

5 frases memoráveis de Leandro Karnal 1

Para Karnal, a zona de conforto é um dos maiores prolemas da humanidade. Ao mesmo tempo que é o que nos torna feliz, é também o que nos faz estagnar.

Quando estamos na zona de conforto, olhamos para o momento presente e sentimos orgulho: aquilo que aprendi me trouxe até aqui e, mesmo que o que eu ainda não sei possa me levar além, prefiro ficar no espaço do que é conhecido, pois tenho medo da mudança.

O problema é que estagnar não é ficar parado. Não existe ficar parado, pois deixar de evoluir, deixar de expandir o conhecimento já é definhar, já é perder.

Diz Leandro Karnal:

A zona de conforto é a grande armadilha da vida. Ela diz: Relaxa, você chegou lá. E toda vez que eu acho que cheguei lá, que o lugar está bom, eu começo a diminuir a potência daquilo que posso fazer”.

Veja mais:

2. Liberte-se da opinião dos outros

5 frases memoráveis de Leandro Karnal 2

Geralmente nós olhamos para uma condição ideal, que é dada pelo que é mais aceito na sociedade e, a partir dessa referência, buscamos ser alguém melhor. A condição ideal pode ser o emprego dos sonhos, o corpo mais sarado, a família mais bem sucedida…

Essa condição ideal, no entanto, não é fruto do nosso próprio julgamento como indivíduos com consciência e senso crítico. Costumamos pegar uma ideia pronta, que nos foi transmitida como ideal e corremos atrás delas.

Quando fazemos isso, estamos colocando a essência (condição ideal) antes da existência. A existência é nossa vida, quem nós somos e nossos potenciais. Sartre, conhecido como um dos filósofos do existencialismo, dizia que a existência precede a essência.

Isso quer dizer que primeiro somos alguém, construímos nosso eu, nossa vida e tomamos consciência disso para perceber nossos potenciais e, a partir daí construir a essência, criar uma condição ideal para buscar.

Pensando dessa forma passamos a traçar objetivos de acordo com nossa realidade, nossos reais desejos e capacidades e não de acordo com o julgamento dos outros, pois esse julgamento do mundo não pode trazer a felicidade. Nas palavras de Leandro Karnal:

Não é o externo, não é a aparência, não é a roupa, não é o que o mundo diz que você é que vai torná-lo feliz”.

3. A pessoa que tem domínio de si jamais se ofenderá

5 frases memoráveis de Leandro Karnal 3

Ter domínio de si é controlar seus próprios impulsos. E mais: o domínio de si mesmo também quer dizer conhecer a si, ter consciência do que se é. Uma pessoa com domínio de si consegue controlar suas paixões e entende suas próprias características, tanto físicas quanto morais.

Por isso uma pessoa passional é perigosa e também se ofende com facilidade. Assim como alguém que não se conhece, ou não se aceita como realmente é, fica injuriado quando o colocam frente a frente com ele mesmo, sem máscaras, sem desculpas e sem maquiagem.

Quando uma pessoa me dirige uma palavra de ofensa,  só existem duas opções possíveis: ela está dizendo a verdade ou está mentindo. Se ela está dizendo a verdade, e eu tenho consciência do que sou, não faz sentido ficar ofendido. Mas e se a pessoa está mentindo? Segundo Leandro Karnal, também não faz sentido ficar ofendido, porque você tem a capacidade de controlar suas emoções e, de qualquer forma, sabe que a acusação não tem a ver com você, mas com a pessoa que lhe dirigiu palavras venenosas.

Se eu me conhecer ninguém me ataca, se eu me conhecer ninguém me ofende”.

4. A corrupção é um mal social

5 frases memoráveis de Leandro Karnal 4

O maior mal da sociedade é a corrupção do outro, que deve ser aniquilado a todo o custo. Esse é um pensamento muito corrente entre as pessoas, a de que somos pessoas muito honestas, que sabemos e fazemos o certo, mas que somos governadas por uma corja de ladrões. De fato, é possível questionar a ética do outro com facilidade, principalmente quando falamos de nossos governantes. A grande contradição nessa forma de pensar, porém, é que ignoramos nossos próprios atos de corrupção.

Leandro Karnal acredita que entre o governo e a nação existe uma ligação. Não existe governo corrupto numa nação ética. E não existe nação corrupta com governo transparente e democrático.

A corrupção é um mal social, é um mal coletivo, e não apenas do governo. É o governo que está em jogo ou é um comportamento social do qual o governo também faz parte?”

5. Construir e construir-se

5 frases memoráveis de Leandro Karnal 5
Self Made Man, escultura de Bobbie Carlyle.

Tudo existe, uma pedra, uma planta, um cachorro, um ser humano. Mas apenas com consciência é possível viver, e o ser humano, por ser dotado de consciência vive. A consciência nos dá a capacidade de pensar, analisar e decidir sobre nossa existência.

Planejamento só não basta, é preciso atitude. Assim, o ser humano constrói coisas e, ao construir coisas, constrói-se a si mesmo, como a escultura Self Made Man, de Bobbie Carlyle. E a vida é usar o poder de decisão e agir. Com consciência posso administrar minha vida e traçar estratégias. Posso mudar a realidade.

Como exemplos do poder de consciência e ação humana que muda a realidade, Karnal cita o cinto de segurança, que não era comum no passado e tinha consequências mortais. Assim também podemos citar a lei que proíbe fumar em lugares fechados e que evita que fumantes passivos sofram com as consequências do tabagismo. Existem muitos outros exemplos, basta que a gente tenha consciência para observá-los.

O que faz a diferença entre funcionar e não funcionar é a ação humana. Problema humano gera solução humana. Soluções humanas resolvem problemas humanos”.

 

E aí, o que achou das palavras do pensador contemporâneo mais conhecido do Brasil? Pode ser que você não tenha concordado com tudo, mas certamente essas reflexões vão te fazer pensar. Que tal compartilhar o que você achou aí nos comentários?

Ficou com vontade de saber mais? Veja também:

O que achou do artigo? Comente!