Criatividade

Você realmente acredita que a criatividade é a habilidade do futuro?

Muita gente diz que a criatividade é a habilidade do futuro. Mas, cá pra nós, seja sincero, você acredita mesmo nisso? Bem, a criatividade é a habilidade de resolver problemas de forma inovadora. Se prestarmos atenção nessa definição, podemos chegar rapidamente a uma resposta.

E a resposta é: sim e não.

Sim, porque a criatividade com certeza será cada vez mais importante em todas as profissões. Não, porque ela não apenas é a habilidade do futuro como é a habilidade do presente.

A internet e a criatividade

Você realmente acredita que a criatividade é a habilidade do futuro? 1

Vivemos num mundo em constante transformação. Pense na vida que você levava há dez anos atrás. Em 2009 os computadores ainda era a grande novidade e os Smartfones ainda estavam começando a se popularizar. Entre 2005 e 2016 o número de pessoas com acesso à internet no Brasil saltou de 7 milhões para 39 milhões.

O acesso à internet é apenas uma das mudanças que acontecem no mundo todos os dias. No entanto, ela está no centro dessas transformações. Em comparação com a televisão, o meio de comunicação mais popular no Brasil antes do boom das redes sociais, a internet dá mais espaço para que as pessoas expressem o que pensam.

Antes, na era da tevê, as pessoas apenas recebiam informação. Para dar uma opinião, elas poderiam conversar com pessoas de seu convívio, que era comum, embora o impacto social disso fosse reduzido. Ou enviar uma carta à emissora, o que era raro e poderia facilmente ser ignorado. Na internet a via de comunicação é de mão dupla. Você pode assistir ao noticiário e emitir seus pensamentos em relação a ele instantaneamente, seja por meio de comentários, vídeos, áudios. Essa sua reação não fica mais restrita aos seus familiares e amigos, pois pode rodar o mundo.

Um tema ignorado pelas redes de televisão pode se tornar viral por meio das redes sociais. Inclusive, no Brasil, 66% das pessoas se informam pelas redes sociais. O noticiário da noite, transmitido pela tevê, não é mais a única fonte de notícias. É apenas mais uma.

Além de poder dizer o que acha das coisas, qualquer pessoa pode ter acesso a um número absurdo de informações. A cada minuto são incluídas 300 horas de vídeo no YouTube. A quantidade de conteúdo produzido todo dia na internet é impossível de ser consumida por uma pessoa, mesmo que ela passe o resto da vida vendo coisas no computador ou no celular, sem parar para dormir ou comer.

A criatividade como caminho…

Você realmente acredita que a criatividade é a habilidade do futuro? 2

Diante dessa proporção assustadora de opções de conteúdo disponíveis para as pessoas, a criatividade é essencial. Isso porque a grande maioria desse conteúdo é mais do mesmo. A mesma informação, o mesmo conteúdo é replicado inúmeras vezes de formas diferentes. Talvez, se pudéssemos fazer uma triagem desse volume enorme de informações, retirando tudo que está repetido, pouco restasse de novo para compartilhar.

Por isso, a criatividade é tão importante no mundo de hoje. Não é possível e nem aconselhável diminuir a participação das pessoas na internet, ou querer que elas produzam menos. O que é mais coerente nesse mundo de hoje é entender o nosso papel diante dessa situação e produzir conteúdo de qualidade, com autenticidade e, obviamente, criatividade.

No presente…

Da mesma forma no mercado de trabalho. Mesmo em profissões em que as tarefas são repetitivas e manuais. Por meio do pensamento criativo e inovador, é possível revolver entraves, melhorar processos e chegar a soluções.

A imensa quantidade de informações é, ao mesmo tempo, uma fonte inesgotável de inspiração. É preciso encontrar boas fontes e entender qual conteúdo é confiável e qual não é. E, sem dúvidas, é cada vez mais necessário estar aberto a outras formas de ver as coisas.

Tanto funcionários quanto empregadores precisam estar atentos ao enorme potencial que a criatividade pode trazer ao ambiente corporativo. Qualquer empresa, desde um empreendimento pequeno até um mega grupo de marcas, podem encontrar formas mais inteligentes de fazer o que fazem. Especialmente quando a melhora contínua é uma escolha consciente.

E para o futuro

Os avanços tecnológicos que presenciamos estão mudando muita coisa. Robôs, máquinas, computadores, autômatos, você pode chamar esses avanços com diferentes nomes. Mas uma coisa é preciso entender: as máquinas estão ficando muito boas em fazer tarefas específicas. Essas tarefas são repetitivas e exigem pouca ou nenhuma reflexão. E aqui eu te pergunto: num mundo onde as máquinas podem exercer as funções braçais com mais eficiência que nós, o que nos restaria fazer?

Trabalhar nossa criatividade e nossa sensibilidade. Ou seja, nos tornarmos mais próximos das habilidades mais humanas, aquelas que as máquinas não conseguem alcançar.

Qualquer especialista em aprendizado de máquina pode argumentar que isso é uma questão de tempo. Logo, afirmam eles, haverão computadores capazes de fazer até obras de arte. Levando isso em consideração, podemos pensar que a criatividade é a habilidade do futuro que ainda resta para a humanidade. Um pouco assustador esse pensamento, não?

 

Bem, seja a humanidade destruída por máquinas ou não, a questão é que a criatividade é uma habilidade já muito importante. E, no futuro, será essencial. E quando escrevo essencial, penso nos vários significados que essa palavra pode ter. Tanto uma capacidade básica do ser humano no mercado de trabalho quanto um atributo que pode nos diferenciar do robô mais avançado tecnologicamente.

Você realmente acredita que a criatividade é a habilidade do futuro? 3

Se você ficou assustado com a possibilidade do ser humano ser dominado por máquinas, ou simplesmente acha legal prestar atenção em como usar a criatividade no dia-a-dia, veja só esse texto aqui:

O que achou do artigo? Comente!