Clóvis de Barros Filho palestras

3 palestras essenciais de Clóvis de Barros Filho para conhecer já

As palestras de Clóvis de Barros Filho são um sucesso no YouTube. Com uma linguagem irreverente, às vezes erudita, outras vezes bonachona, ele conquistou a atenção de internautas. Seus espectadores, ávidos por ouvi-lo falar sobre conceitos complexos da filosofia de forma leve e debochada, aprendem formas novas de pensar e agir no mundo.

Neste artigo, separei 3 das palestras essenciais de Clóvis para conhecer esse pensador dos mais importantes de nosso tempo.

Quem é Clóvis de Barros Filho?

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho é formado em Jornalismo e Direito. Trabalha como professor de Ética na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É coordenador do curso de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É autor de “A vida que vale a pena ser vivida”, além de palestrante.

1. A vida que vale a pena ser vivida

Se você ainda está conhecendo o pensamento de Clóvis, essa palestra é vital. Nela, o filósofo conta um pouco sobre sua própria trajetória enquanto nos fala sobre as formas como podemos entender e vivenciar nossa própria história. Ensina sobre como pensar, mas também nos emociona quando fala sobre como ele próprio encontrou a sua paixão de vida: ser professor.

2. Felicidade ou Morte

Na Flipoços de 2017, o professor Clóvis deu uma palestra com o tema “Felicidade ou Morte”. Como buscar a felicidade se você não sabe o que te faz feliz? Para buscar uma vida boa, é preciso descobrir qual é o sentido que te faz sentir-se vivo, com vontade, determinado a continuar caminhando. “Um caminho só é bom em função do lugar para onde você está indo”. Para onde você vai todos os dias?

3. Moral e estilo de vida na crise da contemporaneidade

Nesta palestra no Café Filosófico, projeto da CPFL Cultura, Clóvis fala sobre a busca por uma vida boa, que nos proporciona o que ele chama de felicidade. Mas como ser feliz inclui fazer boas escolhas, ele trata de como a filosofia viu e vê hoje a questão da ética, ou seja, o pensamento e julgamento moral diante das decisões difíceis da vida.  A ética não é absoluta, não existe um conjunto de condutas certas que podem ser aplicadas a todas as situações. É preciso analisar, refletir sobre cada circunstância. Você comunica seus princípios éticos pelo que diz e, sobretudo, pelo que você faz. Pois ação e discurso criam expectativas nas relações com as pessoas. E, por fim, ele nos fala sobre a angústia que envolve cada escolha. Escolher é renunciar ao infinito de possibilidades.

O que achou do artigo? Comente!