Sonhos lúcidos

Autoconhecimento: conheça a arte dos sonhos lúcidos

O autoconhecimento pode ser uma forma de se aprimorar como pessoa. Quem conhece seus próprios medos, angústias, vícios, virtudes e habilidades, pode desenvolver a melhor versão de si mesmo. E para isso é preciso não jogar nada para debaixo do tapete, observar e entender melhor quem se é.

Já fizemos um artigo sobre como a jornada do herói pode te ajudar a se conhecer e também entrevistamos a Tatiana Cruz sobre o Tarô como ferramenta de conhecimento de si. Acho que temos um série! E o terceiro post dessa série é sobre sonhos lúcidos.

O que são sonhos lúcidos?

Autoconhecimento: conheça a arte dos sonhos lúcidos 1

Todas as pessoas sonham. Mesmo quem reclama de não ter sonhado, na verdade apenas não se lembra. A questão é que o sonho é uma experiência universal dos seres humanos e até entre algumas espécies de animais.

Já o sonho lúcido é uma experiência humana extraordinária e, acredite, muito mais comum do que se pode imaginar. O sonho lúcido acontece quando você se dá conta de que está sonhando e consegue manter-se consciente enquanto está dormindo. Parece loucura, mas os sonhos lúcidos são cientificamente comprovados. Quer saber como isso aconteceu? Então continue comigo!

Os sonhos de Freud

Antes da gente entender o que podemos fazer quando estamos conscientes em nossos sonhos, devemos saber algo sobre o que são os sonhos. A grande referência nessa área é Freud e a psicanálise. Em 1899 ele escreveu o clássico A interpretação dos sonhos e, desde então, os sonhos podem ser usados para compreender melhor as pessoas. Muitos psicólogos usam a interpretação de sonhos em consultórios pelo mundo a fora. Mas você não precisa fazer terapia para isso se não quiser (embora terapia seja muito bom pra qualquer pessoa).

Para Freud, os sonhos são um campo onde o inconsciente tenta lavar a roupa suja. Nos sonhos nossos desejos reprimidos, nossos medos e traumas tentam ser resolvidos. É um ambiente absurdo e mágico onde tudo é possível. No mundo dos sonhos não existem as Leis da Física e você pode se encontrar com qualquer pessoa ou criatura que sua imaginação for capaz de produzir.

Nesse campo de fantasia produzimos narrativas que parecem meio sem pé nem cabeça, mas se analisarmos com atenção, lá aparecem símbolos importantes. Quem consegue entender mais sobre o que significam esses símbolos pode começar a entender melhor suas próprias questões psicológicas tanto do passado quanto do presente. Quais são os seus maiores obstáculos hoje e como você pode lutar para conquistar seus objetivos? Os sonhos podem ter a resposta.

Do que um onironauta é capaz?

Autoconhecimento: conheça a arte dos sonhos lúcidos 2

Quem primeiro descobriu que os sonhos lúcidos são reais e comprovou isso cientificamente foram Alan Worsley e Keith Hearn. Eles descobriram que apesar de nosso corpo se desligar durante o sono, duas coisas permanecem ativas: o diafragma, músculo responsável pela respiração, e os olhos. Então, eles fizeram um experimento em que Worsley dormiu e atingiu a consciência no sonho, enquanto Hearn o observava.

Isso aconteceu em 1975 na Universidade de Hull, na Inglaterra. Mesmo dormindo, Worsley conseguiu enviar uma mensagem ao seu colega por meio de um código: mover os olhos da esquerda para a direita oito vezes. Assim, foi possível que uma mente adormecida demonstrasse estar consciente em sonho!

Como atingir a consciência em sonho?

Uma pessoa que domina a técnica dos sonhos lúcidos possui uma imensidão de possibilidades ao seu dispôr. E uma delas é compreender melhor a si mesmo. Se o mundo dos sonhos é todinho criado por você, explorar esse mundo é explorar seu interior! Tomar consciência de que se está sonhando pode acontecer de várias formas.

Você pode estranhar o contexto do sonho, pois percebe que as coisas que acontecem ao seu redor são absurdas. Também é possível atingir a consciência ao perceber que está num lugar muito diferente ou em algum tempo passado. Outra forma de ter essa percepção do sonho é se dar conta de que você não sabe como foi parar naquele lugar ou situação.

“Os sonhos lúcidos costumam ser desencadeados por alguma espécie de inconsistência, algo que de repente faz com que o sonhador pare e questione sua realidade”, explicam os autores. Num sonho comum você simplesmente aceita a situação e age no automático. Já no sonho lúcido você é capaz de tomar as rédeas dessa realidade e fazer o que quiser. Desde conversar com personagens do seu sonho, voar, conhecer o fundo do mar, atravessar paredes, reencontrar alguém que já morreu para matar a saudade… Enfim, o céu é o limite.

Veja algumas possibilidades dos sonhos lúcidos:

  • Se livrar de pesadelos recorrentes e, principalmente, entender o que eles significam;
  • Pensar em soluções criativas para problemas da vida real;
  • Inspirar-se e ter ideias diferentes a partir das experiências oníricas;
  • Buscar a cura e o entendimento de traumas, medos, inseguranças;
  • Conhecer-se melhor, conversar com personagens do sonho sobre seus problemas.

Como se tornar um onironauta?

Autoconhecimento: conheça a arte dos sonhos lúcidos 3

Para se tornar um onironauta é preciso manter a mente aberta. Esqueça tudo o que você sabe sobre os sonhos e se prepare para explorar esse universo como se fosse a primeira vez. Para isso, vamos entender os estágios do sono de um adulto:

  1. Crepúsculo: quando nos deitamos para dormir e relaxamos, começamos a dormir. Nessa fase inicial você pode sentir alguns espasmos no seu corpo e ver algumas luzes e imagens;
  2. Preparação: nesse período você já está dormindo em um sono leve e os sonhos ainda não acontecem;
  3. Reparação: nesse momento você já está em sono profundo e seu corpo começa a restaurar seus músculos, fortalecendo seu sistema imunológico e descansando a mente. Você ainda pode transitar entre os três estágios iniciais antes de entrar no último, o momento dos sonhos;
  4. Estágio REM: nesse momento seu cérebro começa a trabalhar e fica tão ativo quanto ficaria se você estivesse acordado. A diferença é que você esta voltado para dentro, explorando seu mundo interior. Essa fase acontece nas primeiras horas da manhã, geralmente na última hora de descanso. Para o onironauta esses momentos são essenciais, é onde toda a aventura acontece!

Agora, vamos ver um passo a passo sobre como ter um sonho lúcido:

1. Alimente um desejo ardente

Além de manter a mente aberta, você precisa realmente querer estar lúcido em seus sonhos. É preciso cultivar um desejo ardente e ser persistente. Todos os dias antes de dormir repita para si mesmo: “Estou lúcido e consciente em meu sonho”. Não apenas diga isso para si, mas sinta essas palavras, se imagine lúcido em algum sonho recorrente, pense no que você pode fazer. Cultive o desejo e você conseguirá.

2. Registre seus sonhos

A primeira coisa a fazer logo ao acordar é anotar tudo o que você lembrar dos sonhos que teve. Você pode anotar no celular ou (melhor ainda para evitar distrações) usar um caderno só para isso e deixá-lo na cabeceira da cama. No início é possível que você se lembre apenas de algumas imagens, acontecimentos embaralhados e sem um sentido aparente. Preste atenção aos seus sentimentos também. Aos poucos, com o registro e a prática, eles começarão a se tornar mais nítidos. O sonho é uma experiência real, com sensações tão vívidas quanto as do mundo concreto, basta que você aprenda a se recordar dessas sensações. Vale a pena compartilhar seus sonhos com pessoas que estejam nessa mesma vibe.

3. Durma bem

Para ser um onironauta é preciso ter um sono de qualidade. Para isso, estabeleça um pequeno ritual noturno. Faça algo relaxante, como tomar um banho quente, pratique meditação, faça uma lista de tarefas para o dia seguinte. Essas atividades aqui podem te ajudar a relaxar. Procure não assistir à TV ou ficar no celular pelo menos uma hora antes de ir dormir. Procure dormir todos os dias no mesmo horário, prepare a cama de um jeito confortável. Evite café, cigarros, álcool e qualquer outra droga antes de dormir, pois essas substâncias atrapalham o sono.

4. Acorde aos poucos

Acordar de forma brusca afasta suas memórias sobre os sonhos. Então, se puder, adapte sua rotina para acordar lentamente. Talvez você precise se deitar mais cedo e ajudar o horário de acordar para um pouco mais cedo para, então, ter tempo para acordar suavemente. Na hora de acordar, não faça movimentos rápidos, permaneça deitado e relaxado. Se puder, mantenha os olhos fechados e se lembre dos seus sonhos. Não pense no que precisa fazer, nas tarefas do dia… deixe esses pensamentos para a hora do café ou do banho.

5. Cheque a realidade

Será que você está sonhando agora? Você pode responder que não, obviamente, afinal, estou aqui neste site aprendendo sobre sonhos lúcidos… E, além do mais, sonhos não são nada parecidos com a realidade, certo? Bem, mais ou menos. A lembrança que você tem de seus sonhos pode ser fragmentada, vaga e muito confusa. Mas, quando você está sonhando a sensação é bem real. Todos os seus sentidos funcionam normalmente, você sente cheiros, ouve, sente o gosto de comidas que experimenta, sente tudo… Por isso, checar a realidade é um dos métodos mais eficazes para ter sonhos lúcidos.

Como checar a realidade?

Tente atravessar a palma da sua mão com seu dedo indicador. Ou puxar seu dedo indicador para ver se ele se estica como borracha. Pode parecer loucura, mas se você tiver o hábito de fazer esses pequenos testes ao longo do dia, cedo ou tarde, por questão de hábito, você fará o teste enquanto está sonhando. E quando isso acontecer você vai atingir a lucidez. Tcharan!

Veja algumas opções de teste de realidade:

  • Tentar atravessar a palma da sua mão com o dedo indicador;
  • Tentar esticar o dedo indicador como se ele fosse de borracha;
  • Dar um salto para ver se você consegue flutuar (faça isso antes de tentar voar de uma vez, por favor);
  • Contar quantos os dedos das mãos (num sonho você pode ter dedos a mais ou a menos).

Além disso, você pode criar momentos específicos para a checagem. Lembra do seu diário dos sonhos? Então, com o tempo você vai perceber que existem coisas que aparecem com frequência em seus sonhos, como pessoas, animais, objetos ou situações. Sabendo disso você pode fazer um teste rápido toda vez que ver algumas dessas coisas recorrentes em seus sonhos.

Você pode também criar check-points:

  • Toda vez que pegar seu celular;
  • Toda vez que chegar em um lugar diferente;
  • Ao final de cada refeição;
  • Quando encontrar alguém;
  • Quando acontecer algo esquisito;
  • Todas as vezes em que viver uma situação envolvente, algo que mexe com suas emoções ou sentimentos.

Como se conhecer melhor com os sonhos lúcidos?

Autoconhecimento: conheça a arte dos sonhos lúcidos 4

Com o registro recorrente de seus sonhos, você vai começar a entender uma certa lógica neles. Personagens e situações começarão a se tornar frequentes. É nesse momento que se inicia sua auto-investigação. Comece a fazer algumas perguntas: O que essa situação recorrente simboliza? O que esse objeto quer dizer? Essa pessoa representa representa o quê?

O mundo dos sonhos geralmente não é literal, ele trabalha com símbolos, significados. Alguns símbolos são influenciados pelos significados atribuídos a eles pela sociedade, isso acontece com animais, por exemplo. Mas, independente dessa carga social dos símbolos que aparecem no sonho, é sempre muito importante você meditar sobre o significado deles para você, no contexto da sua história de vida.

Um exemplo:

Autoconhecimento: conheça a arte dos sonhos lúcidos 5

Digamos que você sempre sonha com uma tia que já morreu. Se você fizer uma busca no Google, vai chegar a uma resposta genérica sobre o que é sonhar com uma tia.

Mas, se você refletir sobre o que sua tia significa para você, qual a relação que vocês tinham e o que acontece no sonho quando ela aparece, pode ser que você encontre uma resposta mais próxima da verdade.

Os sonhos são mensagens que seu subconsciente envia a você. É preciso saber recebê-las e interpretá-las. Os sonhos podem revelar medos, angústias, traumas, habilidades, contradições e caminhos a seguir em sua vida. Basta estar aberto a receber essas orientações. Se conectar com seus sonhos é se conectar com seu mundo interior.

Um guia prático para aspirantes a onironautas

Autoconhecimento: conheça a arte dos sonhos lúcidos 6Onironauta é a pessoa que possui a capacidade de navegar pelo incrível mundo dos sonhos de forma consciente. A onironáutica é essa habilidade. A boa notícia é que ela pode ser treinada. A má notícia… bem, não há má notícia por aqui.

Para escrever esse artigo, li e consultei o livro Sonhos Lúcidos: Um guia para dominar a arte de controlar seus sonhos. Os autores desse livro, Dylan Tuccillo, Jared Zeizel e Thomas Peizel são escritores e cineastas de Nova York. Juntos, não apenas escreveram esse guia, como também fundaram o Dream Labs, uma comunidade de sonhadores para explorar esse mundo de forma interativa.

É uma ótima dica de leitura para quem quer aprender mais sobre essa aventura onírica. É um livro curto e escrito de forma dinâmica e criativa.

Caso você queira compartilhar suas experiências com brasileiros, conhecer pessoas mais experientes nessa arte e estudar mais, veja esse grupo no Facebook.

E para quem quer saber mais sobre autoconhecimento, que tal dar uma olhada nessas duas outras ferramentas?

As imagens desse post são desse artista aqui.

O que achou do artigo? Comente!